Chávez não derrubou o Supertucano

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Eu achei que tinha visto Hugo Chávez escondido sob uma cadeira
naquelas imagens divulgadas pelo governo do Paraguai, aquelas imagens
que “provavam” que o chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, tinha
feito uma “arenga” diante dos comandantes militares paraguaios, com o
intuito de promover uma rebelião contra a deposição de Fernando Lugo.

Ah, sim, depois o vídeo divulgado pela Ultima Hora/Telesur provou
tratar-se de uma reunião à qual estavam presentes outros integrantes
da missão da Unasur e gente ligada ao presidente àquela altura ainda
em exercício, Fernando Lugo.

Era, afinal, a missão oficial da Unasur fazendo o que se propôs a
fazer em Assunção: alertar para as consequências do golpe.

Os próprios militares paraguaios desmentiram o factóide, que teve
ampla repercussão mundial.

[Quando se trata de Hugo Chávez, o padrão de manipulação é basicamente
o mesmo, desde o golpe que o afastou do poder em 2002. Naquela
ocasião, Chávez teria ordenado que militantes chavistas atirassem
contra oposicionistas desarmados, causando um banho de sangue em
Caracas. A "notícia" correu o mundo, justificativa perfeita para o
golpe. Foi desprovada posteriormente pelos documentários A Revolução
Não Será Televisionada - que só em nosso canal já teve 78 mil acessos
- e Ponte Laguno, as Chaves de um Massacre, que você pode ver aqui com
legendas em português graças ao Jair de Souza].

Quanto ao Supertucano “derrubado” pelas FARC na Colômbia, a título de
pedir ‘cautela’ aos leitores, aFolha de S. Paulo destacou que a
“Venezuela é alvo de suspeitas”.

Isso na mesma página em que abriu espaço para o general Douglas
Fraser, chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, justificar
interferência de seu país na região, em nome do combate ao crime: “O
crime traz instabilidade no Caribe e na America Central e pode descer
para cá. Como a Colômbia focou nisso, traficantes de lá estão indo
para o Peru e a Bolívia. É um problema que nenhum país pode resolver
sozinho”.

Mas, voltando às suspeitas sobre a Venezuela:

“Assim, os olhos se virariam para o governo de Hugo Chávez, que apoia
as Farc e, incidentalmente, possui grandes estoques de SA-24 Igla-S, o
mais moderno modelo russo de míssil portátil”, diz o texto.

Se a Folha lesse jornal, teria descoberto que às 5 da tarde do dia da
queda o piloto avisou à torre de controle que enfrentava problemas no
motor. Às 5h10 a torre perdeu contato com o piloto.

Ou seja, nem mesmo o respeitável Professor Hariovaldo seria capaz de
testar a hipótese de que um míssil russo fornecido por Hugo Chávez
derrubou o Supertucano brasileiro antes de saber se o avião de fato
foi derrubado.

Depois, cada um testa a hipótese que quiser.

A perícia nos corpos dos dois tripulantes, “incidentalmente”, não
descobriu sinais de projéteis ou explosões.

Mas isso tive de ler no diário colombiano El Tiempo. Incidentalmente.
.

Relevant Pages

  • Pensar Enlouquece, Pense Nisto. 07/2003
    ... Creiam-me, ainda não consegui abrir todas as mensagens, uma ... conversando com Pedro Bial a respeito de seu primeiro ... atualize seu bookmark: ... No jogo da sedução, tentamos ser mais ...
    (soc.culture.brazil)
  • Re: Pensar Enlouquece, Pense Nisto. 07/2003
    ... vez que ando mais enrolado que língua, ... Creiam-me, ainda não consegui abrir todas as mensagens, uma ... > aqueles dias em que a gente é obrigado a espremer cada gota de tempo, ... conversando com Pedro Bial a respeito de seu primeiro ...
    (soc.culture.brazil)
  • Pensar Enlouquece, Pense Nisto. 02/2003
    ... em minha garganta, de tanto gritar, berrar, vibrar e vociferar com gols ... Ontem ouvi, por uma rádio na Web, a mais um jogo do meu Guarani. ...
    (soc.culture.brazil)
  • =?ISO-8859-1?Q?Um_resumo_em_ordem_alfab=E9tica_das_opini=F5es_de_Diog?= =?ISO-8859-1
    ... Acabando com os abortos clandestinos, ... pobres e mais jovens. ... representa uma parte importante do país. ... Ele está sempre a favor, ...
    (soc.culture.brazil)
  • =?iso-8859-1?B?NzAwS20gLSBFZGnn428gNzc=?=
    ... EDITORIAL ou A ARTE DE MOLDAR A REALIDADE DE ACORDO COM MEU MUNDO ... Por mais estranho que possa parecer, ... esconderijo, existia uma cama. ... Sorte do Oscar que ele nunca ...
    (soc.culture.brazil)